Saúde

Aumenta a procura por vacina em Pelotas

Após novos de casos de Covid, pontos de imunização apresentaram movimento mais intenso em relação à semana anterior

Jô Folha -

Diante do crescente aumento nos casos de Covid-19 em Pelotas, a busca por imunização foi intensificada essa semana e até a falta de doses foi registrada em um dos pontos de aplicação na manhã de sexta-feira. Outra vacina que também teve alta na procura foi a da Influenza. Apesar da grande demanda, nos locais visitados pela reportagem não havia filas e os moradores apontavam agilidade no processo de imunização.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Py Crespo, a movimentação atual é diferente da registrada na última semana de dezembro, segundo a coordenadora do posto, Jéssica Buchweitz. "A gente teve uma baixa bem significativa no final do ano, acho que pela função das festas e as pessoas se tranquilizarem pela baixa de casos. Mas a partir dessa semana aumentou bastante, três vezes mais." A enfermeira-chefe da unidade destaca ainda o crescimento na procura pela vacina da gripe e lembra que durante a campanha de vacinação, a cobertura foi baixa. "As pessoas ficaram com o foco só na Covid e não vacinaram contra a Influenza."

Próximo dali, na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindóia, a procura foi tanta na sexta-feira que o atendimento precisou iniciar antes das 8h e foi finalizado às 10h30min porque haviam terminado as doses disponíveis. A aplicação só seria retomada à tarde, após a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) repor as doses. De acordo com um dos funcionários da Ubai, a procura sempre foi intensa e atrela essa situação ao fato do local atender moradores de outros bairros.

Agilidade na imunização

Dentre todos os pontos de vacinação em que a equipe do DP esteve na sexta-feira, somente o Trailer da Vacina, que estava no bairro Simões Lopes, contava com fila de espera. Vinte pessoas aguardavam.

A atendente Gisele Damasceno, 35, buscou o serviço para receber a terceira dose contra a Covid e aguardou 40 minutos. "Super tranquilo. Achei que seria mais demorado, mas está andando rápido", comentou. Já Eloisa Furtado, 63, e o marido haviam chegado há cinco minutos e eram os últimos da fila. A dona de casa disse que abriu a janela, viu o trailer parado e resolveu ir em busca da imunização contra a gripe motivada pelo avanço das infecções pelo vírus H3N2. "Nós agora vamos ficar completos contra tudo [Covid-19 e Influenza]."

Em outro ponto da cidade, na UBS Navegantes, o atendimento estava sendo realizado quase que de forma imediata, com poucas pessoas esperando. O segurança José Francisco da Rosa, 46, foi até a unidade para que a mãe de 66 anos recebesse a terceira dose contra o coronavírus. Com duas pessoas na sua frente, considerou a espera "tranquila".

Nas UBSs Guabiroba, Santa Terezinha e Fraget o cenário era o mesmo, de filas com no máximo cinco pessoas.

Aumento na procura por vacinas

A SMS confirma o crescimento na procura pelas vacinas contra Influenza e Covid-19 em Pelotas. De acordo com os dados da pasta, somente nas UBSs foram aplicadas 6.701 doses entre os dias 27 e 31 de dezembro do ano passado. Já na semana de 3 a 7 de janeiro deste ano, 6.831 aplicações. Sobre uma possível falta dos imunizantes, a secretaria afirma que as doses contra Covid têm sido enviadas com regularidade, já as da Influenza fazem parte do estoque utilizado desde o ano passado e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Para 2022, como ocorre todo ano, será produzida uma nova vacina da Influenza com as cepas circulantes. A orientação para quem recebeu a vacina no ano passado é aguardar o período da próxima campanha, prevista para iniciar em abril. A pasta ainda reforça que não é mais necessário intervalo entre as vacinas da Covid-19 e da gripe.

Em relação à falta de imunizantes na Ubai Lindóia, a SMS diz que as UBSs recebem as doses e são responsáveis por solicitar as vacinas e materiais que faltam para que seja feita a reposição. "Eventualmente podem ocorrer alguns atrasos pela questão logística da distribuição, mas não temos desabastecimento neste momento, nem interrupção de aplicação de vacinas registrada", afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Machado da Silva.

Locais e horários para imunização contra a Covid e Influenza

De segunda a sexta-feira

* Todas UBSs - das 8h30min às 11h - exceto nas unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)
* Nas UBSs Fraget, Lindóia e Porto - das 8h30min às 15h
* No Laboratório Municipal - das 13h30min às 17h
* No Shopping Pelotas, loja 40 - das 17h às 21h
* No Trailer da Vacina, conforme cronograma do dia, das 9 às 17h

Aos sábados
* Escola Estadual Coronel Pedro Osório - das 10h às 15h

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Crise energética e edição de decreto reforçam importância do PROBEN na UFPel

Cultura do milho segue afetada pelo déficit hídrico Próximo

Cultura do milho segue afetada pelo déficit hídrico

Deixe seu comentário